quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como a Atitude Positiva pode Mudar a sua Vida.

  A cada dia que passa mais estudos são publicados sobre o impacto da atitude positiva na manutenção de uma vida promissora, saudável e longa.

  Um estudo publicado pela Pyschosomatic Medicine sugere que a adopção de uma atitude positiva perante a vida pode alterar os riscos dos idosos desenvolverem problemas de saúde. Do mesmo modo, um estudo realizado no Reino Unido constatou que os idosos que possuem um envelhecimento saudável, isto é, aproveitam melhor a vida, possuem hobbies e vivem rodeados de amigos e familiares, possuem uma longevidade superior aos restantes.

  A nossa Sociedade também tem percebido que existe uma relação inexplicável entre a mente e o corpo e existem mesmo filosofias espirituais que estudam, educam e fomentam o equilíbrio do corpo e da mente, como por exemplo, o Yoga.

  Muitos psicólogos têm adoptado e reconhecido o valor dos novos métodos de tratamento nos seus pacientes, procurando criar condições para que cada um deles se olhe como um todo, com pensamentos capacitantes e atitude positiva perante a vida.

  No centro destas correntes de pensamento, todos concordam que cada individuo é detentor de um potencial de superação perante a vida e que esse potencial aguarda a sua manifestação em cada individuo. Muitos concordam que essa manifestação advém da capacidade de cada individuo efectuar escolhas e essas escolhas possuírem como objectivo resultados positivos e capacitantes.

  Defendem que o positivismo e o negativismo perante a vida advém das escolhas que efectuamos nos mais diversos cenários e que essas escolhas surgem do processamento da informação que dispomos através dos sentimentos que sentimos nesses cenários.

  Atitude Positiva
 Um determinado acontecimento gera um ou diversos sentimentos em um individuo podendo estes serem positivos ou negativos consoante a experiência vivida. Estes sentimentos serão processados pelo individuo que assimila toda a informação e escolhe agir de uma determinada maneira, podendo esta ser positiva ou negativa.

  A forma como alimentamos as nossas escolhas reflecte a vida que possuímos e a vida que iremos possuir para o futuro. Processar sentimentos negativos com escolhas negativas apenas resultarão em resultados negativos. No entanto, processar sentimentos negativos com escolhas positivas (substituir as negativas) resultarão em resultados positivos. É tudo uma questão de atitude positiva.

  Senão vejamos;
  Imagine que possui dois cães, dois dobermans. Ambos possuem peso igual, mesma idade, mesmo treino e a mesma atitude.

  Decide os colocar separados em duas jaulas e deseja saber qual dos dois vai viver mais tempo.

  Saberá a resposta?
  A resposta é simples e resume-se ao seguinte: Vive mais tempo o Doberman que alimentar melhor.

  Tal qual o Doberman, a sua vida (Doberman) será tanto saudável e longa, rica em resultados positivos, superação e excelência quanto a atitude positiva (alimento) que possuir perante ela.

  Assim sendo, vamos cultivar a atitude positiva na nossa vida e começa agora mesmo subscrevendo o Ser Maior e iniciando a mudança da sua vida.